quarta-feira, 22 de junho de 2016

O que é a Urticaria ??


Você já notou em alguma parte do corpo a presença de placas em alto relevo, com aparência avermelhada e que provocam coceira?
 Estas são as características de uma lesão de urticária, que, geralmente, dura menos de 24 horas e se resolve totalmente sem deixar nenhum sinal. Diferentes fatores podem estimular o quadro, que é controlado com a ingestão de remédios antialérgicos.

Placas avermelhadas e/ou vergões que parecem picada de inseto (pápulas). Assim são as lesões causadas pela urticáriaum tipo de reação da pele que causa coceira (prurido) intensa e pode surgir em tamanhos e locais variados.1,2 As lesões são elevadas (papúlas) e duram menos de 24hs.3 Depois passam e podem aparecer novamente em lugares diferentes, deixando a sensação de que estão se movimentando pelo corpo, e pode ser difícil ter sua causa explicada.4
Estima-se que cerca de 15% a 20% da população pode apresentar urticária em algum da momento da vida,5 sendo mais comum entre pessoas de 20 a 40 anos. As mulheres são duas vezes mais afetadas pela urticária do que os homens.6
urticária pode ou não vir acompanhada também de angioedema nos lábios, nas pálpebras ou na língua – que é quando os locais ficam extremamente inchados e doloridos.7-11 Os angioedemas também são temporários e podem durar até 72hs.11 Além dos sintomas relacionados às placas e lesões, é possível o aparecimento de falta de ar e dificuldades para engolir e falar.12 Nesses casos, é fundamental que o paciente procure rapidamente um pronto-socorro.

Por vezes não é possível determinar qual a causa da urticária, mas muitas vezes ela pode ser provocada por fatores como:
  • Picadas de insetos;
  • Verminoses;
  • Infecções causadas por bactérias, vírus ou fungos;
  • Pólen, poeira, inseticidas, etc.;
  • Agentes físicos, como frio, calor, pressão e luz;
  • Alimentos, como ovo, frutos do mar;
  • Corantes, conservantes, aromatizantes;
  • Medicamentos;
  • Doenças sistêmicas como disfunção da tireoide;
  • Fatores emocionais.


tratamento da urticária se faz a partir de medicamentos anti-histamínicos que agem bloqueando os receptores de histamina, uma das substâncias responsáveis pelos sintomas da urticária. Esses medicamentos podem ser orais ou tópicos, visando sempre aliviar os sintomas da urticária.
A melhor forma de prevenção da urticária é descobrir qual é o seu agente causador, para, depois, evitá-lo.

Fontes Retirada :


sexta-feira, 17 de junho de 2016

Importância da Hematologia !!!



HEMATOLOGIA, O QUE É?


Estuda os elementos figurados do sangue: hemácias (glóbulos vermelhos), leucócitos (glóbulos brancos) e plaquetas. Estuda, também, a produção desses elementos e os órgãos onde eles são produzidos (órgãos hematopoiéticos): medula óssea, baço e linfonodos.
Além de estudar o estado de normalidade dos elementos sanguíneos e dos órgãos hematopoiéticos, estuda as doenças a eles relacionadas
A Hematologia é uma especialidade médica, clínica, que trata doenças como: Anemias congênitas e adquiridas, Leucopenias, Hemofilia e outros distúrbios da coagulação, Hemoglobinopatias (Doença falciforme, p. ex.), Leucemias agudas e crônicas, Mieloma Múltiplo, Púrpuras, Doença de Von Willebrand, entre outras.

1- As alterações dos glóbulos vermelhos, que quando encontrado em valores baixos é chamado de anemia e que quando encontrado em valores elevados é chamado de policitemia, ou popularmente conhecido como ‘sangue grosso’.

2- Alterações nos glóbulos brancos que podem representar uma grande quantidade de patologias como a leucemia.

3- Alterações das plaquetas que são mais comuns quando os valores estão diminuídos, pois podem representar risco de sangramentos espontâneos ou hemorragias, e faz parte de um grupo de doenças denominado “distúrbios da coagulação”, entre os quais a mais comum é a Púrpura.

4- Outra doença conhecida e tratada na hematologia é a leucemia, o câncer de sangue. Essa patologia se desenvolve devido desenvolvimento anormal das células que se desenvolvem na medula óssea, e formariam as células sanguíneas, e de acordo com o tipo de célula será o tipo de leucemia. A chamada, leucemia aguda ocorre devido desenvolvimento rápido de células imaturas do sangue, impedindo a medula óssea de produzir células saudáveis. O tratamento deve ser feito rapidamente , pois essas células espalham-se rapidamente, podendo levar à morte em meses ou até mesmo semanas.
 Leucemia o principal exame feito para identificar a doença é o hemograma completo aonde uma amostra de sangue vai para análise para fazer contagem dos glóbulos brancos (leucócitos), vermelhos (hematócitos) e das plaquetas, também é feito o mielograma que verifica a existência de células leucêmicas na medula óssea e o tipo destas célula.

5 - Já no caso das doenças onde ocorrem alterações de plaquetas, um caso bem comum na hematologia é a púrpura, que é é uma doença em que há extravasamento de sangue para a pele ou mucosas, ocasionando manchas arroxeadas indolores, de tamanhos variáveis. A chamada púrpuras trombocitopênicas, é a que ocorre a diminuição das plaquetas, também existem as púrpuras não-trombocitopênicas, em que não há diminuição das plaquetas. 
Seu diagnóstico pode ser feito através um simples exame de sangue ou através de testes que estudem a função dessas células.A púrpura trombocitopênica idiopática é a que tem tratamento mais complicado. Costuma-se usar corticoides para diminuir a destruição das plaquetas. Em casos mais severos é aconselhado a remoção cirúrgica do baço, órgão que fabrica anticorpos que causam a destruição das plaquetas.
 Fonte retirada :



terça-feira, 14 de junho de 2016

Rumo a 10mil visitantes !!!

Segue a Foto com alunos da Farmácia Unoeste , criadores do blog  MinutoSaúde com incentivos de professores , a comentar e repassar fácil informação sobre casos e doenças que estão acontecendo no mundo hoje  e também sobre a profissão farmacêutica no mundo hoje  ! #Rafael #Laura #Gleici #Camila #Moises e faltou a Amanda !!!
Rumo aos 10mil leitores  ! Vaaaaalew 👏👏👏👏

segunda-feira, 13 de junho de 2016

Exames de Clearance de Creatiina e Insuficiência Renal

Entenda o exame de Clearance com as funcões renais do nosso corpo


O que é?

O clearance de creatinina é usado para avaliar a função dos rins. É usado para ajudar a diagnosticar disfunções renais. O exame é um comparativo entre a dosagem de creatinina no sangue e os níveis dessa substância na urina.

A creatinina é um resíduo produzido pela quebra de uma proteína chamada creatina-fosfato. Essa proteína atua no funcionamento dos músculos, sendo obtida por meio dos alimentos ricos em proteína. Os músculos estão em constante atividade, e portanto consumindo creatina fosfato o tempo inteiro. Quando quebrada para ajudar no funcionamento muscular, a creatina fosfato produz um resíduo chamado creatinina, que é filtrado nos rins e excretado na urina. Aproximadamente 2% da creatina presente no corpo é convertida em creatinina todos os dias.
O exame de clearance de creatinina, portanto, mostra quanta creatinina está sendo produzida (sangue) e quanta creatinina está sendo excretada (urina). Isso ajuda a entender se a função renal está mesmo comprometida, uma vez que algumas pessoas podem apresentar níveis mais baixos ou mais altos de creatinina no sangue sem apresentar problemas na função - e os resultados da amostra de urina comprovam que a creatinina está sendo adequadamente filtrada.

O valor normal do Clearance varia de 90-130 mL/minuto, isto é, a cada minuto que passa, 90-130 mL de sangue são filtrados pelos rins. Qualquer valor abaixo desta faixa, considera-se que o paciente é portador de insuficiência renal.

Indicações
O clearance de creatinina ajuda a detectar a insuficiência renal em fases precoces. Por isso, o teste é indicado para pessoas que:
  • Têm histórico familiar ou pessoal que doença renal crônica
  • Têm doenças que aumentam o risco de problema renal, como diabetes,hipertensãoobesidade, rins policísticos, glomerulonefrite, infecções urinárias de repetição e cálculos renais de repetição
  • Fazem uso de medicamentos que alteram a função renal
  • Têm idade maior que 50 anos
  • São fumantes.
Outros sintomas e condições que podem justificar a triagem com exame de creatinina são:
  • Inchaços no corpo sem causa definida
  • Anemia sem causa aparente
  • Doenças cardíacas graves
  • Sangue na urina
  • Urina com espuma
  • Perda de peso não-intencional
  • Perda de apetite e fraqueza sem causa aparente
  • Crianças com problema de crescimento.

Norma de Coleta: Jejum de 4 horas para coleta de sangue e urina de 24 horas. Retirar frascos no laboratório ou usar garrafas de água mineral O paciente, ao acordar pela manhã, deve desprezar a primeira urina esvaziando totalmente a bexiga, e anotar o horário exato. A partir deste horário, guardar todas as micções rigorosamente nos frascos (se possível no mesmo frasco) até a manhã seguinte no mesmo horário, completando 24 horas. Aproximadamente ½ hora antes de guardar a última micção tomar 2 copos de água. É fundamental entregar ao laboratório toda a urina coletada, para evitar erros de dosagem. A entrega da amostra de urina não deve ultrapassar 72 horas. Informar peso e altura.
Valor de Referência:
Homens           : 85 a 137 ml de plasma/min/1,73 m2
Mulheres         : 75 a 129 ml de plasma/min/1,73 m2
Crianças          : 70 a 140 ml de plasma/min/1,73 m2

Resultados anormais
Qualquer doença ou condição que afeta os glomérulos pode diminuir a capacidade dos rins de limpar creatinina e outros resíduos do sangue. Quando isto ocorre, a depuração de creatinina fica comprometida, aumentando os níveis da substância presentes no sangue e reduzindo as quantidades que deveriam ser encontradas na urina.
Quanto menos eficaz é a filtração renal, menor é o resultado do clearance. Uma creatinina que não está sendo corretamente filtrada pelos rins pode indicar algumas doenças e condições:
  • Trato urinário bloqueado
  • Infecção nos rins
  • Insuficiência renal
  • Desidratação
  • Alterações musculares, como rabdomiólise.
A taxa de depuração da creatinina também pode ficar mais baixa do que o normal quando há diminuição do fluxo sanguíneo para os rins. Nesses casos, o resultado pode indicar problemas como insuficiência cardíaca congestiva e insuficiência renal aguda ou crônica.
Um clearance de creatinina elevado pode ocasionalmente ser visto durante a gravidez e em pessoas que fazem exercício em excesso e/ou dietas ricas em carne vermelha. Entretanto, este exame não é normalmente usado para monitorar essas condições.


Fontes Retirada :

http://doencarenal.com.br/midias/artigos/conheca-os-exames-de-avaliacao-dos-rins-e-entenda-os-resultados/
http://www.minhavida.com.br/saude/tudo-sobre/18348-clearance-de-creatinina-exame-avalia-a-funcao-dos-rins
http://www.endoclinicasp.com.br/exames-que-realizamos/clearance-de-creatinina/

sexta-feira, 10 de junho de 2016

Exames de BHCG em homens ? Porque ??

Exames de BHCG em homens ?? Para que serve ??


Sim, você leu certo. Uma dosagem de gonadotrofina coriônica humana-beta (beta-hCG) em um paciente do sexo masculino.
Nossa primeira reação é achar que isso é um erro, pois esse é um exame muito solicitado para mulheres, tanto para diagnóstico de gravidez ou controle de mola hidatiforme, por exemplo. Porém, existem determinadas patologias em pessoas do sexo masculino, em que é possível detectar o hormônio hCG.

Ele serve para dizer a quantidade exata (quantitativo) da fração beta da gonadotrofina coriônica humana circulante no sangue. Serve para diagnóstico de gravidez e acompanhamento pós-aborto ou após tratamento de alguns tipos de câncer.
Mas em homens ela e mais utilizada para detectar algum tipo de Câncer.

Como funciona esse hormônio então para detectar câncer em homens ??

Esse é um exame muito utilizado também em Câncer de Testículos  pois possui marcadores tumorais sanguíneos (alfa-feto proteína e beta-HCG) que podem ajudar no diagnóstico e no acompanhamento futuro da doença.Homens produzem o beta HCG quando estão com alguma disfunção hormonal. Alguns tumores de testículo produzem este hormônio, que pode ser usado como marcador tumoral para acompanhamento do tratamento e prognóstico da doença.

Fonte retirada :

https://medicoresponde.com.br/para-que-serve-o-exame-de-beta-hcg-quantitativo/
http://www.biomedicinapadrao.com.br/2015/10/dosagem-de-beta-hcg-serico-em-homens.html?m=1
http://biolamina.blogspot.com.br/2013/05/exame-beta-hcg-para-homens.html?m=1


domingo, 5 de junho de 2016

O que é o exame de Troponina ???



O que é Troponina ??

A troponina é uma proteína que está envolvida na contracção e relaxamento dos músculos. Esta presente em quase todos os músculos utilizados para a movimentação, inclusive no miocárdio. A proteína é composta de três partes: I (TnI), T (TnT) e C (TnC). A Troponina T e a Troponina I são os testes mais solicitados.

Por que essa Proteina e Importante ??

Quando um paciente chega ao hospital reclamando de dor no peito, é quase provável que o clínico peça um conjunto de exames conhecido como Enzimas cardíacas; E juntamente com o CK e CKmb, a troponina será muito importante para se detectar lesões no coração que levam o paciente ao infarto.
A troponina I cardíaca é uma proteína encontrada no músculo do coração e quando ocorre uma lesão, essa proteína vai parar em grande quantidade na corrente sanguínea.  A troponina é liberada no sangue periférico 4-6 horas depois do início das dores no peito e se a CKMB volta ao normal depois de 72 horas, a troponina I permanece elevada por até 6-10 dias.

É aconselhável que se faça o Troponina imediatamente e depois repeti-lo em intervalos de 4 horas. Não é necessário nenhuma preparação para o exame.
A Troponina faz parte de uma família de proteínas que podem ser encontradas nas fibras musculares esqueléticas e do coração. Existem três tipos de troponina: troponina C, troponina T e troponina I. São elas as responsáveis em controlar a contração muscular. Tanto a Troponina I como a Troponina T tem uma forma encontrada somente no coração: troponina I cardíaca (cTnI) e troponina T cardíaca (cTnT).
Quando a pessoa tem um infarto do miocárdio, os níveis séricos de troponinas se elevam em três a quatro horas depois da lesão e permanecera elevado por uns 10 a 14 dias aproximadamente. 

sexta-feira, 3 de junho de 2016

Hipertensão arterial


A hipertensão arterial é um problema que anda afetando constantemente a vida dos Brasileiros. A pressão alta é caracterizada pela elevação dos níveis tensionais no sangue. Ela normalmente é acompanhada da obesidade. Existem três estágios para se definir a hipertensão.

  • Estágio I: hipertensão acima de 140 por 90 e abaixo que 160 por 100
  • Estágio II: hipertensão acima de 160 por 100 e abaixo de 180 por 110
  • Estágio III: hipertensão acima de 180 por 110.


A hipertensão normalmente é herdada dos pais, já que em 90% dos casos, é esse o motivo para o desenvolvimento da doença. Ela também pode ser causada por distúrbios da tireoide ou em glândulas endocrinológicas. Existem alguns fatores que podem elevar o índice de chances de se desenvolver a doença que seriam: o fumo, obesidade, estresse, consumo de bebidas alcoólicas, diabetes, sono inadequado e dentre outros. Essa doença não possui cura, mas pode ser tratada e controlada desde que o paciente siga corretamente as indicações de seu médico. Atividades físicas e evitar alimentos gordurosos são alguns dos tratamentos que podem ser indicados para hipertensos. Para se prevenir, evite o sedentarismo e mantenha uma alimentação saudável.




Fonte:

Farmacêutico em Análises Clínicas

Para que serve ,  exames clínicos laboratoriais ???
Bom para começar esse post vamos explicar o que é os Exames Laboratoriais .
Os exames laboratoriais são um conjunto de exames pré definidos pelo médico, após realizado uma consulta, são realizados em laboratórios de análises clínicas visando um diagnóstico ou servindo apenas como chek-up. Sua principal função é de prevenção mas muitas vezes ele serve para tratar, diagnosticar, acompanhar paciente e coletar dados epidemiológicos, desta forma prevenindo e diagnosticando o paciente de doenças e estabelecendo muitas vezes o tratamento a ser seguido pelo médico, pois quando bem realizados colaboram bastante no diagnóstico de várias patologias.
A análise clínica dos exames é feita por profissionais como farmacêuticos, biomédicos, bioquímicos e médicos, todos supervisionados e avaliados para que tudo seja executado de maneira eficaz e segura. O profissional faz a coleta do material que será analisado e finaliza com a emissão de um laudo diagnóstico, o qual será apresentado ao médico para que ele interprete e dê o diagnóstico ao paciente.
A validade do exame laboratorial é curta e exemplifica o que está ocorrendo com nosso corpo no dia do exame, por isso o exame perde a validade quando feito em um dia e levado após 1 mês ao médico.
Os exames médicos de rotina são uma forma de diagnosticar doenças precocemente e a detecção precoce de determinados sinais de uma doença no seu estado inicial pode ser decisiva para que o tratamento seja eficaz.



Qual a Importância do Farmacêutico nessa área ??

Uma das mais importantes áreas de atuação do farmacêutico é o setor de Análises Clínicas e Toxicológicas. O farmacêutico atua na realização de exames laboratoriais e toxicológicos; pesquisa e extensão na área de análises clínicas e toxicológicas; gerenciamento de laboratórios; planejamento e gestão em serviços farmacêuticos no setor; atuação como docente em farmácia bioquímica clínica; magistério superior; assessoria e consultoria em análises clínicas e na área de garantia da qualidade em laboratórios clínicos, além da citopatologia.

A área de Análises Clínicas e Toxicológicas é um setor que exige dos responsáveis técnicos  farmacêuticos dos laboratórios muita responsabilidade e ética no cumprimento de seus deveres. A RDC n° 302 da ANVISA traz em seu texto normas que obrigam aos profissionais responsáveis por serviços de análises a prestarem serviços com qualidade evitando concorrência desleal. Para que isso ocorra é necessário a atualização permanente de seus conhecimentos técnicos e na gestão de qualidade.

Os farmacêuticos formados, de acordo com a Resolução 04/69, do Conselho Federal de Educação (CFE), com habilitação em Farmácia Bioquímica, estão aptos ao exercício das análises clínicas, sem necessidade de especialização para o título de farmacêutico-bioquímico, pois a normativa regulatória já o contempla. 

A atuação do farmacêutico em análises clínicas ainda possibilita ser responsável por um laboratório e toda a sua estrutura. Cerca de 50% dos laboratórios hoje são de propriedade de um farmacêutico, segundo dados do Cadastro Nacional de Estabelecimentos em Saúde do Ministério da Saúde.



Quais os conhecimentos são indispensáveis para exercer a função:

• química analítica e instrumental;
• conhecimento dos líquidos biológicos e derrames (urina, líquido cefalorraquidiano, esperma, por exemplo);
• parasitologia básica e clínica;
• micologia básica e clínica;
• citologia e citopatologia;
• biologia molecular;
• microbiologia básica e clínica;
• imunologia básica e clínica;
• endocrinologia básica e clínica;
• controle interno e externo da qualidade laboratorial;
• fisiologia humana;
• toxicologia ocupacional;
• toxicologia forense e toxicologia ambiental;
• bioquímica básica e clínica;
• hematologia clínica e suas subclasses.

Segue um breve video explicando função do profissional e como funciona o Laboratório de Análises Clínicas:




quinta-feira, 2 de junho de 2016

Com SAÚDE não se brinca!


A incompetência de muitos profissionais da saúde infelizmente ainda é bem visível. Ao contrário de um atendimento bem sucedido com respostas e ajudas que nos possibilitam a melhora de nossa saúde, apenas aumentam o caos de desinformações e revoltas diante de situações precárias. Pode-se ver também, que além de profissionais incapacitados, o número de pessoas que buscam diretamente o medicamento antes mesmo do médico, é muito grande, achando que ao se automedicarem estarão "resolvendo" tal problema.

Vemos os problemas mostrados no vídeo, como se fosse algo normal, mas que na verdade se trata da SAÚDE de um indivíduo. Farmácias irregulares, esbanjando medicamentos em prateleiras como se fossem alimentos. Médicos prescrevendo medicamentos de forma incorreta com letras ilegíveis, como se o cidadão e o profissional farmacêutico fossem obrigados a decifrar. Farmacêuticos incapacitados de exercer sua função, sem mesmo conhecer determinado fármaco.

São diversos os erros que encontramos, que aos poucos vão se resolvendo, mas que ainda falta muito a resolver, pois o que está em jogo, é a saúde, o sucesso, a VIDA.





Fonte: