Você já notou em alguma parte do corpo a presença de placas em alto relevo, com aparência avermelhada e que provocam coceira?
Estas são as características de uma lesão de urticária, que, geralmente, dura menos de 24 horas e se resolve totalmente sem deixar nenhum sinal. Diferentes fatores podem estimular o quadro, que é controlado com a ingestão de remédios antialérgicos.
Placas avermelhadas e/ou vergões que parecem picada de inseto (pápulas). Assim são as lesões causadas pela urticária, um tipo de reação da pele que causa coceira (prurido) intensa e pode surgir em tamanhos e locais variados.1,2 As lesões são elevadas (papúlas) e duram menos de 24hs.3 Depois passam e podem aparecer novamente em lugares diferentes, deixando a sensação de que estão se movimentando pelo corpo, e pode ser difícil ter sua causa explicada.4
Estima-se que cerca de 15% a 20% da população pode apresentar urticária em algum da momento da vida,5 sendo mais comum entre pessoas de 20 a 40 anos. As mulheres são duas vezes mais afetadas pela urticária do que os homens.6
A urticária pode ou não vir acompanhada também de angioedema nos lábios, nas pálpebras ou na língua – que é quando os locais ficam extremamente inchados e doloridos.7-11 Os angioedemas também são temporários e podem durar até 72hs.11 Além dos sintomas relacionados às placas e lesões, é possível o aparecimento de falta de ar e dificuldades para engolir e falar.12 Nesses casos, é fundamental que o paciente procure rapidamente um pronto-socorro.
Por vezes não é possível determinar qual a causa da urticária, mas muitas vezes ela pode ser provocada por fatores como:
- Picadas de insetos;
- Verminoses;
- Infecções causadas por bactérias, vírus ou fungos;
- Pólen, poeira, inseticidas, etc.;
- Agentes físicos, como frio, calor, pressão e luz;
- Alimentos, como ovo, frutos do mar;
- Corantes, conservantes, aromatizantes;
- Medicamentos;
- Doenças sistêmicas como disfunção da tireoide;
- Fatores emocionais.
O tratamento da urticária se faz a partir de medicamentos anti-histamínicos que agem bloqueando os receptores de histamina, uma das substâncias responsáveis pelos sintomas da urticária. Esses medicamentos podem ser orais ou tópicos, visando sempre aliviar os sintomas da urticária.
A melhor forma de prevenção da urticária é descobrir qual é o seu agente causador, para, depois, evitá-lo.
Fontes Retirada :
Nenhum comentário:
Postar um comentário