HEMATOLOGIA, O QUE É?
Estuda os elementos figurados do sangue: hemácias (glóbulos vermelhos), leucócitos (glóbulos brancos) e plaquetas. Estuda, também, a produção desses elementos e os órgãos onde eles são produzidos (órgãos hematopoiéticos): medula óssea, baço e linfonodos.
Além de estudar o estado de normalidade dos elementos sanguíneos e dos órgãos hematopoiéticos, estuda as doenças a eles relacionadas
A Hematologia é uma especialidade médica, clínica, que trata doenças como: Anemias congênitas e adquiridas, Leucopenias, Hemofilia e outros distúrbios da coagulação, Hemoglobinopatias (Doença falciforme, p. ex.), Leucemias agudas e crônicas, Mieloma Múltiplo, Púrpuras, Doença de Von Willebrand, entre outras.
1- As alterações dos glóbulos vermelhos, que quando encontrado em valores baixos é chamado de anemia e que quando encontrado em valores elevados é chamado de policitemia, ou popularmente conhecido como ‘sangue grosso’.
2- Alterações nos glóbulos brancos que podem representar uma grande quantidade de patologias como a leucemia.
3- Alterações das plaquetas que são mais comuns quando os valores estão diminuídos, pois podem representar risco de sangramentos espontâneos ou hemorragias, e faz parte de um grupo de doenças denominado “distúrbios da coagulação”, entre os quais a mais comum é a Púrpura.
4- Outra doença conhecida e tratada na hematologia é a leucemia, o câncer de sangue. Essa patologia se desenvolve devido desenvolvimento anormal das células que se desenvolvem na medula óssea, e formariam as células sanguíneas, e de acordo com o tipo de célula será o tipo de leucemia. A chamada, leucemia aguda ocorre devido desenvolvimento rápido de células imaturas do sangue, impedindo a medula óssea de produzir células saudáveis. O tratamento deve ser feito rapidamente , pois essas células espalham-se rapidamente, podendo levar à morte em meses ou até mesmo semanas.
Leucemia o principal exame feito para identificar a doença é o hemograma completo aonde uma amostra de sangue vai para análise para fazer contagem dos glóbulos brancos (leucócitos), vermelhos (hematócitos) e das plaquetas, também é feito o mielograma que verifica a existência de células leucêmicas na medula óssea e o tipo destas célula.
5 - Já no caso das doenças onde ocorrem alterações de plaquetas, um caso bem comum na hematologia é a púrpura, que é é uma doença em que há extravasamento de sangue para a pele ou mucosas, ocasionando manchas arroxeadas indolores, de tamanhos variáveis. A chamada púrpuras trombocitopênicas, é a que ocorre a diminuição das plaquetas, também existem as púrpuras não-trombocitopênicas, em que não há diminuição das plaquetas.
Seu diagnóstico pode ser feito através um simples exame de sangue ou através de testes que estudem a função dessas células.A púrpura trombocitopênica idiopática é a que tem tratamento mais complicado. Costuma-se usar corticoides para diminuir a destruição das plaquetas. Em casos mais severos é aconselhado a remoção cirúrgica do baço, órgão que fabrica anticorpos que causam a destruição das plaquetas.
Video :
Fonte retirada :
Nenhum comentário:
Postar um comentário